Menu Fechar

Empreendedorismo como começar

Um dos tópicos mais procurados pelo google constantemente é sobre empreendedorismo como começar. Mas ainda assim este é um tópico confuso para muitas pessoas. Principalmente, porque quando de fato falamos sobre empreendedorismo muitas pessoas ainda possuem receio. Primeiro, porque muitas vezes nós nos encontramos na incógnita se realmente conseguimos empreender. Segundo, porque muitas vezes nós nos encontramos em uma situação de decisão.

Empreender é um estado de espiríto. Empreender envolve tomar decisões, aceitar riscos, buscar soluções e ser acima de tudo um líder. Liderar não é estar acima, mas sim guiar determinadas pessoas em um objetivo. Liderar é uma habilidade a ser aprimorada.

Antes de mais nada. Decida-se! O primeiro passo para empreender é tomar uma decisão. Portanto, decida se realmente você está disposto a isso. Esqueça aquele papo blogueiro de youtube, que diz que é fácil, trabalhe de casa, ganhe muito e trabalhe pouco. A realidade é totalmente inversa. Você trabalhará muito, e muitas vezes ganhará pouco. Fará abdicações e se esforçará mais do que o normal. Mas no fim, caso persista, chegará onde poucos chegam e realmente encontrará a liberdade, seja financeira ou física.

Vamos elencar três pontos que te ajudarão no momento de decisão. Pegue papel e caneta.

  1. Prós e contras. Faça uma lista com os prós e contras. Veja, os motivos pelo quais você decidiu empreender e também veja os fatores que pesam contra a decisão. Muitas vezes você possui um salário bom em uma clt e terá que abdicar, talvez perca a estabilidade financeira por exemplo. Execute este passo.
  2. Quais são as suas habilidades? O primeiro erro de muitos empreendedores é a falta de clareza no que tange às habilidades. O que você pode executar hoje, que gerará retorno financeiro? Talvez seja atuando como designer, redator publicitário ou até mesmo como estrategista. Veja qual é a sua habilidade e gire em torno dela.
  3. Um balde de ideias custa R$ 0,01 centavos. Isso mesmo, ter uma ideia não vale nada! Isso dói de se ouvir, e até assusta, mas o que o realmente vale é a execução. Portanto, não fique procurando o plano perfeito. Comece com o que tem, existe um ditado popular que caí muito bem neste momento “feito é melhor que perfeito”. Comece, apenas comece.

Errar no início é mais valioso que acertar

Por fim, erre! Isso mesmo, erre, é através dos seus erros que você conseguirá evoluir o seu negócio. Não tenha medo de errar, apenas faça e apreenda. Não é quem erra menos que evolui, mas é aquele que apreende mais rápido em cima dos seus erros. Erre no início para acertar no fim. Esperamos que você consiga com estas dicas dar início a sua jornada empreendedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: