Menu Fechar

Planejamento estratégico: parte Fundamental do seu Negócio

Quando falamos sobre planejamento estratégico muitas vezes acabamos gerando dúvidas. Mas de forma simples planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores no que tange o planejamento a longo prazo dentro das suas organizações.

Os principais itens que devem estar claros para um bom planejamento estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, além claro de definir o plano de ação e seu acompanhamento. Geralmente quando começamos um negócio estamos preocupados em vender mais, lucrar e continuar de pé. Acabamos esquecendo que para que isso ocorra é preciso planejamento. O famoso vender o almoço para comprar a janta. Portanto, preparamos um passo a passo rápido para te ajudar neste caminho.

Etapas para desenvolver o planejamento estratégico

  1. Defina a cultura organizacional da sua empresa. Muitos empreendedores esquecem de levar isto a sério, mas faz total diferença.
  2. Defina os seus objetivos, metas e indicadores. Qual o principal objetivo da sua empresa, quais metas precisam ser alcançadas para que o objetivo se concretize. Além disso defina por meio de quais métricas você avaliará se está alcançando ou não as metas.
  3. Compartilhe com o seu time. Ter um time informado é fundamental, agora um time motivado é o que vira o jogo. Portanto, abra com o seu time os objetivos e metas que definiu para o seu negócio, desta forma elas poderão auxiliá-lo mais ainda.
  4. Execute e Acompanhe. Não basta planejar é preciso executar, isso mesmo, você precisar executar. Além disso, diariamente é preciso acompanhar os resultados, ver como estão sendo executadas as tarefas e como tudo está fluindo em direção às metas.

Por fim, recomendamos que você seja consistente

Um erro muito comum em empreendedores ou gestores iniciantes é não ter constância no planejamento. Portanto, execute o seu planejamento com calma, mas seja constante. Tudo aquilo que você definiu, precisa de acompanhamento.

É preciso ter as metas muito bem definidas. Além claro de estipular métricas, você precisa ser realista ao avaliar o seu planejamento, não crie metas impossíveis e nem métricas ilusórias, trabalhe com o que é real e mensurável.

As principais métricas de avaliação são o CAC, LTV, Churn, ROI, com elas você poderá validar o seu modelo de negócio.

Cobramos muito o acompanhamento porque será através dele que você poderá moldar o seu negócio. Seja para pivotar ou apenas alterar o curso do planejamento. Esperamos que este material te auxilie durante o seu processo de planejamento.

Decifre : CAC, LTV, Churn, ROI,

Customer Acquisition Costs (ou custo para aquisição de clientes), define qual é o valor gasto pela empresa para transformar um lead em um comprador ou em um usuário dos serviços oferecidos. O cálculo do CAC é definido após o levantamento de todo o custo realizado com marketing, vendas, time e operação durante um período de tempo. Esse resultado é, então, dividido pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo tempo.

Por sua vez, o Lifetime Value (LTV) identifica o valor que cada cliente deixou em sua empresa ao longo do período que ele consumiu seus produtos e serviços. A análise desse dado exige uma atenção especial quanto ao tipo do negócio. Bens de valor reduzido e utilização recorrente costumam gerar clientes que retornam com frequência, enquanto bens de alto valor são compras mais esporádicas — pelo menos para a maioria das pessoas.

Churn é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Para calcular o churn basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn rate. (https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-churn/)

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: